oque-e-franquia-825x464

Seguro Franquia e Seguro Obrigatório

Você conhece seguro franquia? Entenda qual a diferença entre Seguro Franquia e Seguro Obrigatório

Inicialmente, a franquia de seguro nada mais é que o valor com que o segurado deve arcar em determinados tipos de sinistros para que a seguradora determine o reparo no veículo segurado sinistrado.

E o seguro franquia? O seguro franquia é um seguro pouco conhecido, mas muito eficaz. Quem possui um automóvel, geralmente contrata seguro auto (casco). Contudo, existem situações em que o valor do conserto do veículo segurado é menor do que a franquia (estabelecido na apólice de seguro). Isto é, muitas vezes, nesta situação, o segurado prefere arcar com o custo do conserto de seu veículo, não acionando a seguradora, justamente, pelo fato de que o valor do prejuízo é inferior ao valor da franquia. Mas existe algo que possa reverter esta situação? A resposta é positiva. Sim. É o seguro franquia, uma segurança extra ao segurado.

E como funciona? O seguro franquia é um seguro acessório ao seguro auto. Quando ocorre um sinistro, e o segurado aciona sua seguradora para que ela se responsabilize pelo conserto do veículo segurado, o segurado deverá, obrigatoriamente, efetuar o pagamento da franquia estipulada na apólice (franquia obrigatória). O seguro franquia cobre exatamente esse gasto. Ou seja, ele paga a franquia por você.

E qual a diferença entre a franquia obrigatória e o seguro franquia?

Franquia obrigatória de casco (veículo segurado) é, por definição, “o valor definido na apólice referente à responsabilidade do Segurado nos prejuízos indenizáveis de casco decorrentes de sinistros cobertos no Seguro Principal de Automóvel”. Nada mais é do que a participação obrigatória do segurado.

E o seguro franquia cobre exatamente esse gasto. Ou seja, ele paga a franquia por você, desde que o contrato de seguro esteja em plena vigência, que, normalmente, é de 1 ano. Isto é, a vigência do seguro franquia é a mesma vigência do seguro auto.

Cabe enfatizar que, como ocorre em qualquer espécie de seguro, sua validade deve estar atrelada à fidelidade das informações prestadas na proposta de seguro bem como nos documentos que serviram de base à emissão da apólice.

O seguro franquia, por sua vez, se aplica à perda parcial do automóvel, com aviso de sinistro coberto e aprovado pela seguradora do seguro principal. O valor dos reparos deve ser superior ao valor da franquia estipulada neste. Ou seja, o seguro franquia não garante os prejuízos cujo valor de conserto seja inferior ao valor da franquia contratada e/ou que não tenha havido indenização na apólice referente ao seguro principal do automóvel.

E se houver perda total? Haverá devolução de prêmio proporcional. Para tanto, o segurado deve solicitar o cancelamento da apólice feita pelo corretor.

Após a utilização do seguro franquia, a apólice é cancelada. Neste caso, será necessária a reintegração de capital por meio de nova apólice, ocorrendo cobrança de prêmio pró-rata, até o final de vigência do seguro principal.

  FONTE: https://blog.racon.com.br/franquia-de-seguro-entenda-o-que-e-e-como-funciona/

 





Quem Somos

Image

Formada por uma equipe de advogados com alto nível de especialização e vasta experiência jurídica, é uma empresa sólida que prima pela competência, pela ética e pelo comprometimento com parcerias consolidadas. Valores estes que se traduzem na excelência da prestação de serviços e da defesa dos interesses de seus clientes.

Veja nossa política de privacidade

Facebook

Últimos Posts